10 dicas de como acabar com as espinhas de forma natural

10 dicas de como acabar com as espinhas de forma natural

Todos nós prezamos nossa aparência física e para muitas pessoas não há nada pior do que espinhas e cravos. No entanto, é possível combater a acne e evitar seu aparecimento com algumas medidas fáceis.

A acne é uma doença comum da pele que provoca espinhas, que podem aparecer no rosto, pescoço, costas, peito e ombros. Qualquer um pode ter espinhas, mas são mais comuns em adolescentes e adultos jovens.

A causa exata da acne não é conhecida, mas sabe-se que certos fatores podem causá-la, incluindo: alterações hormonais durante a adolescência e gravidez, uso de anticoncepcionais, hereditariedade e alguns medicamentos.

Remédios caseiros para espinhas

Com relação ao tratamento, seja paciente, não existe uma solução com efeito imediato. Tenha uma rotina de cuidados faciais regulares e conte com a ajuda de um bom remédio natural para a acne.

1 – Cenoura

As cenouras são um dos alimentos mais ricos em vitamina A, que é essencial para a pele saudável e aliada perfeita para como acabar com as espinhas. Limpe, descasque e corte uma cenoura média, depois coloque para cozinhar com a menor quantidade de água possível. Depois de cozida, esmague e deixe esfriar. Aplique a pasta sobre as áreas afetadas pela acne e deixe atuar por quinze minutos.

2 – Alho

O alho é um antigo remédio caseiro muito conhecido e que serve também para eliminar espinha. Seu conteúdo de enxofre é uma das substâncias mais poderosas em matar as bactérias que causam acne. Esfregue várias vezes por dia um dente de alho cru e cortado, nas áreas afetadas por esse problema.

3 – Pepino

O pepino é um ingrediente amplamente utilizado para preparar máscaras faciais por seu alto teor de vitamina C e ácido ascórbico. Descasque o pepino, retire as sementes e bata no liquidificador até obter uma pasta. Aplique-o em seu rosto durante cerca de 20 minutos. Enxágue com água fria. O pepino é indicado para melhorar a pele de modo geral, e no caso das espinhas não é diferente.

4 – Aloe vera

É um remédio indispensável de como acabar com as espinhas, tanto que tem sido usada há séculos e é um ingrediente essencial em muitos produtos cosméticos. Corte as hastes da planta e aplique sua polpa diretamente sobre as áreas afetadas e deixe agir sobre a pele.

5 – Limão

O suco de limão é uma arma para como acabar com as espinhas. Quando aplicado sobre a pele, ajuda a remover o excesso de óleo e células mortas, agindo como um agente adstringente e antibacteriano. Mergulhe uma bola de algodão no suco de limão e aplique na área afetada. Deixar durante a noite e lave na manhã seguinte. Não saia ao sol enquanto não lavar bem o rosto.

6 – Tomate

A acidez e o licopeno (um poderoso antioxidante) desse alimento são grandes aliados para a saúde da pele e ajudam no tratamento para acne de forma natural. Você pode moer ou esmagar o tomate para obter uma consistência pastosa e usá-lo como uma máscara facial caseira para espinhas.

7 – Laranja

A laranja é uma fruta com propriedades adstringentes ideais para pele oleosa e para remover as impurezas. Para usá-la, basta esmagar a casca da laranja e misturar com água. Lave o rosto antes de dormir e aplique a mistura nas áreas afetadas.

8 – Aveia

Máscaras de aveia são muito eficazes para tratar a pele oleosa, que contribui para o aparecimento de espinhas. A aveia tem propriedades adstringentes e ajuda a eliminar impurezas da pele. Lave seu rosto e aplique mingau de aveia frio no rosto por 15 minutos, retire com água fria.

9 – Coentro e açafrão

Faça uma mistura de suco de coentro com uma pitada de açafrão em pó. A mistura deve ser aplicada no rosto após a lavagem todas as noites antes de ir para a cama. O suco de hortelã também pode ser usado em vez do suco de coentro. Este é um remédio muito eficaz para como acabar com as espinhas e cravos.

10 – Mel

O mel tem sido usado como um agente de beleza por centenas de anos. Esse alimento é um poderoso antimicrobiano que pode reduzir o crescimento de bactérias sobre a pele, além de ajudar a manter o equilíbrio de seu pH e hidratação. Aplique mel puro em todo o rosto e deixe por 15 minutos, retire com água fria.

Mais informações

Esses tratamentos caseiros para espinhas são projetados para evitar a formação de novas lesões e ajudar a curar as já existentes. No entanto, em casos graves, você deve procurar um dermatologista, que pode prescrever agentes tópicos ou medicamentos orais para tratar esse problema.