12 incríveis benefícios do chá de folha de goiaba para saúde

12 incríveis benefícios do chá de folha de goiaba para saúde

A goiaba é um fruto de uma pequena árvore chamada goiabeira “Psidium Guajava” e pertence à família “Myrtaceae“. É nativa de toda América (exceto México e Canadá), no entanto hoje em dia é cultivada em quase todos os países tropicais e o Brasil é um dos grandes produtores desta fruta incrível.

Possui muitos benefícios para a saúde e pode ser consumida diretamente, em forma de sucos, compotas e sorvetes, além de varias outras receitas. Mas o que muitos desconhecem são as propriedades medicinais que suas folhas oferecem. Elas são ricas em antioxidantes, agentes antibacterianos, anti-inflamatórios e taninos, também são consideradas um analgésico natural. Os polifenóis, flavonoides e carotenoides que as folhas de goiaba contêm podem ser extremamente eficazes no tratamento de inúmeras doenças.

Como é conhecida a goiaba?

As goiabas são conhecidas pelos nomes:

  • Araçá-guaçu
  • Araçaíba
  • Araçá-das-almas
  • Araçá-mirim
  • Araçauaçu
  • Araçá-goiaba
  • Goiaba
  • Goiabeira-branca
  • Goiabeira-vermelha
  • Guaiaba
  • Guaiava
  • Guava
  • Guiaba
  • Mepera
  • Pereira

São Ricas em Vitamina C?

Sim, a cada 100 gramas dessa fruta contêm aproximadamente entre 190 a 300 miligramas de vitamina C, ou seja, quase 3 vezes a quantidade diária que seu corpo necessita.
Um corpo humano entre 19 a 50 anos necessita de:

  • Homens – 75mg/dia de vitamina C
  • Mulheres – 75mg/dia de vitamina C

Também foram encontrados na goiaba quantidades razoáveis de vitamina A e vitaminas do complexo B, sais minerais, fósforo, ferro e cálcio.

Folha de Goiaba

Para que serve o chá de goiaba?

Serve para combater diabetes, controlar colesterol LDL (mau), diarreia, dor de estômago, bronquite, dengue, problemas na próstata, fertilidade, escoriações ou cortes menores, perde peso, acelerar o metabolismo, melhorar digestão, melhora absorção de açucares no sangue.

12 Benefícios da folha de goiaba para a saúde

As folhas de goiabeira são consideradas ótimas no tratamento para várias doenças, devido às suas propriedades medicinais. Os benefícios da folha da goiaba para a saúde são:

1 – Ajuda a perder peso

As folhas de goiaba ajudam na perda de peso, pois impedem que os amidos complexos sejam convertidos em açúcares, evitando um excesso de açúcar no organismo, que pode se transformar em gordura.

2 – Previne a diabetes

De acordo com uma pesquisa realizada no Japão, o chá de folha de goiaba pode efetivamente reduzir os níveis de glicose no sangue em diabéticos, diminuindo assim a atividade da enzima alfa-glucosidease. Além disso, impede a absorção de sacarose e maltose pelo corpo, diminuindo também os níveis de açúcar no sangue. Beber este chá durante 12 semanas reduz os níveis de açúcar no sangue sem aumentar a produção de insulina.

3 – Reduz o colesterol

Uma pesquisa revelou que o consumo de chá de folha de goiaba por 3 meses pode levar a redução do colesterol LDL e triglicérides, sem qualquer efeito adverso sobre o colesterol HDL. As folhas de goiaba também são um ótimo tônico para o fígado.

4 – Trata a diarreia e disenteria

As folhas de goiabeira são ótimos remédios para diarreia e disenteria. Para o tratamento de diarreia, ferva 30 gramas de folhas de goiaba, com 1/2 xícara de farinha de arroz, em 2 copos de água e beba essa mistura coada duas vezes por dia. No caso de disenteria, corte as cascas e as folhas de goiabeira e deixe ferver por 20 minutos a uma temperatura de 90 graus Celsius. Coe a água e beba várias vezes ao dia até se sentir melhor.

5 – Ajuda na digestão

O chá de folhas de goiaba também auxilia na digestão, estimulando a produção de enzimas digestivas. No entanto seus poderosos agentes antibacterianos matam no revestimento do intestino e impedem a proliferação de enzimas tóxicas por bactérias. As folhas de goiabeira são particularmente benéficas em caso de intoxicação alimentar, bem como calmantes em casos de vômitos e náuseas. Para aliviar a dor de estômago, ferva 8 folhas de goiaba em 1,5 litros de água e beba três vezes por dia.

6 – Combate a bronquite

Os chá de folhas de goiaba é eficaz no tratamento de bronquite, pois contribui para abrir os pulmões, soltando o muco e aliviando a tosse.

7 – Trata dor de dente, dores de garganta e gengivite

Devido às suas qualidades anti-inflamatórias, as folhas de goiabeira frescas podem aliviar a dor de dente, curar problemas de gengiva e feridas na boca, e tratar dores de garganta, quando utilizadas para gargarejo. O agente antibacteriano nestas folhas protegem os dentes e gengivas, pois agem como um ingrediente dentifrício e purificador da boca.

8 – Remédio para dengue

Folhas de goiabeira são consideradas um remédio natural para a dengue. Isto porque o extrato de folha de goiaba pode aumentar o número de plaquetas no sangue e não é tóxico para o organismo. Para este efeito, pegue 9 folhas de goiabeira e ferva em 5 xícaras de água. Depois de coar e esfriar, beba uma xícara deste chá três vezes por dia.

9 – Redução de alergias

As folhas de goiabeira impedem a liberação de histamina pelo corpo. Além disso, os compostos encontrados nessas folhas são eficazes no bloqueio de todas as reações alérgicas.

10 – Aumentam a produção de esperma

O consumo do chá de folha da goiaba provou ser eficaz no aumento da produção de esperma, ajudando assim a melhorar a fertilidade.

11 – Trata feridas e infecções

As folhas dessa planta têm grandes propriedades curativas que podem tratar ferimentos como cortes. Seus agentes antibacterianos previnem infecções e reduzem a inflamação por acelerar a cicatrização de feridas. O chá de folha de goiaba pode ajudar também na cura de infecções de ouvido.

Já existe seu uso aplicado na rede pública de saúde em Valinhos interior de São Paulo, que esta reduzindo cerca de 40 a 45% o tempo de cicatrização dos pacientes, informa a farmacêutica e pesquisadora Nilsa Sumie Yamashita Wadt:

“São dois compostos principais nas folhas dessas plantas [goiaba e pitanga]. Os taninos, que servem como cicatrizantes e têm uma ação microbiana muito efetiva, e os flavonoides, que são anti-inflamatórios naturais”, explicou Nilsa.

(Veja a reportagem do Jornal EPTV)

12 – Previne o envelhecimento e a acne

As folhas de goiaba contêm antioxidantes que destroem os radicais livres que danificam a pele, protegendo contra o envelhecimento prematuro, além de melhorar o tom e textura da pele. Elas também contêm propriedades antissépticas, que combatem as bactérias que causam acne.

Receita de chá de folha de goiaba

chá de folha de goiaba

Siga o passo a passo para preparar o chá:

Ingredientes

  • 10 folhas de goiaba in natura
  • 1 litro de água

Modo de preparo

  • Ferva a água
  • Adicione as folhas e tampe por até 10 minutos
  • Coar e beber o chá, aproveite

Contra Indicações

O uso do chá de folha de goiaba não esta indicado para quem sofre de alguma doença ou condição de saúde, não é indicado também para crianças, idosos, grávidas e mulheres em faze de lactação, pois não se sabe se o mesmo passa para o leite materno.
Antes de começar usar este chá, consulte seu médico para que ele possa verificar se esta infusão pode ser ou não benéfica para seu tratamento. Nunca tome este chá além das doses recomendadas. Caso tenha algum efeito colateral, sintomas de irritação ou alergia interrompa seu uso e busque ajuda médica imediatamente.

Mais Informação

Uma vez que o abuso de medicamentos pode levar a dependência, as ervas e plantas podem ser usadas como substitutas no tratamento de várias doenças e as folhas de goiaba são uma das melhores alternativas naturais. Já que possuem muitas propriedades medicinais, você pode encontra-las em forma de suplementos em capsulas ou na forma de chá como é tradicionalmente conhecida.