13 Benefícios do ovo de codorna para a saúde

13 Benefícios do ovo de codorna para a saúde

Como seu nome indica, os ovos de codorna são ovos postos por várias espécies de Nothura maculosa, conhecida também como codorna-do-campo, é uma ave de tamanho médio com uma extensa distribuição geográfica.

O ovo de codorna é incrivelmente menor que os ovos de pato e galinha e esta sendo amplamente consumido e vendido ao redor do mundo. É muito popular no bentô japonês onde são consumidos de 3 a 5 ao mesmo tempo, devido seu tamanho pequeno, além disso, é considerado “adorável” em muitas culturas.

Valor nutricional

O ovo de codorna é cheio de nutrientes o que o torna um alimento saudável para adicionar em sua dieta diária. Os ovos normais podem ser potencialmente perigosos para as pessoas com colesterol alto, no entanto o ovo de codorna é considerado muito saudável, o elevado coeficiente de digestibilidade de sua proteína e albumina (96% – 97%), facilita sua digestão e assimilação. É muito nutritivo e contém um elevado teor mineral:

  • – Cálcio
  • – Fósforo
  • – Enxofre
  • – Potássio
  • – Cloreto
  • – Sódio
  • – Ferro
  • – Magnésio
  • – Manganês
  • – Cobre

Se comparado aos ovos normais o ovo de codorna contém uma porcentagem mais elevada de proteína e de gordura. Apesar de ser pequeno seu valor nutricional é de 3 a 4 vezes maior do que os ovos de galinha, contendo 13% de proteína contra 11% dos ovos de galinha.

Os ovos de codorna também contêm uma quantidade muito alta de vitamina B1 em comparação com os outros ovos.

Fornecem 5 vezes mais de ferro e potássio. Diferente dos ovos de galinha, eles não causam alergias, na verdade ocorre o contrário, os ovos de codorna ajudam a combater os sintomas de alergia devido a uma proteína chamada ovomucoide que o mesmo possui.

Benefícios do ovo de codorna

Benefícios ovo de codorna

Pesando até 5 vezes menos que o ovo de galinha, ele não perde em valor nutricional muito menos nos benefícios para a saúde.
Conheça agora o seus benefícios:

Melhora a visão

Há muitos alertas que nos dizem com frequência para evitar as gemas dos ovos e só consumir a clara. Porém, com o ovo de codorna é ao contrário. A gema de um ovo de codorna contém muitos nutrientes importantes, dois dos quais são chamados luteína e zeaxantina.

Estes dois compostos funcionam para beneficiar os olhos ao filtrar a perigosa luz azul que causa dano na retina. Isto funciona para qualquer idade, é recomendado a mulheres gravidas com o proposito de ajudar o bebê e a mãe.

O ovo de codorna também possui um alto nível de vitamina A, ou seja, ajuda a proteger os olhos e a nossa visão. A atividade antioxidante da vitamina A pode ajudar a reduzir a degeneração macular e prevenir o desenvolvimento de catarata, ajudando a ver melhor.

Equilibra o colesterol

Uma boa quantidade de ácidos graxos benéficos se encontra no ovo de codorna que muitas pessoas disfrutam devido a seus efeitos estimulantes para o coração.

O colesterol HDL (bom) é a forma de colesterol que o nosso corpo necessita para compensar os efeitos negativos do colesterol LDL (mau) e a presença de gordura HDL no ovo de codorna é mais de 60%. Entretanto para as pessoas com problemas de colesterol já existente, adicionar grandes quantidades deste ovo em sua dieta pode não ser a melhor opção, já que o mesmo contém um teor um pouco elevado de gordura saturada.

Reduz a pressão arterial

Se você é hipertenso saiba que há uma série de minerais essenciais encontrados no ovo de codorna, e o potássio acaba sendo um deles. Embora os efeitos cardioprotetores do ovo de codorna ainda estejam sendo estudados, a presença de potássio quer dizer que à capacidade de reduzir a pressão arterial, já que este mineral atua como um vasodilatador, alivia a tensão e o estresse nas artérias e nos vasos sanguíneos. Há muito mais potássio nos ovos de codorna que nos ovos de galinha normal.

Se você é hipertenso saiba que comer ovo de codorna também pode ser muito benéfico. De acordo com nutricionistas, as gorduras neste alimento ajudam a regular a pressão arterial e permite a elasticidade das artérias.

Combate alergias

O ovo de codorna é naturalmente rico na proteína ovomucoide, que atua no corpo como um antialérgico natural. Portanto se você esta sofrendo de congestão, de inflamação ou outros sintomas das reações alérgicas o ovo de codorna pode ajudar seu o corpo voltar ao normal e fortalecer seu sistema imunológico.

Estimula o crescimento

Assim como os ovos comuns, o ovo de codorna oferece um alto teor de proteína a dieta, que necessitamos para inúmeros processos em nosso corpo.

As proteínas são divididas em seus componentes constituintes e reformam novas células, tecidos, músculos, ossos e vasos sanguíneos. O impacto da proteína deste ovo pode garantir o crescimento e o reparo natural e saudável.

Alivia e cura os distúrbios no trato digestivo

O fígado, a vesícula biliar e os cálculos renais são uma dor que milhões de pessoas enfrentam diariamente. As mulheres que tiveram pedra na vesícula relatam que a dor é similar ao parto, às vezes pior.

Felizmente, é outro beneficio a mais que o ovo de codorna tem em potencial, não só de prevenir como também curar. As pedras se formam uma vez que o cálcio não é absorvido pelo corpo e é combinado com oxalatos de outros nutrientes como a vitamina C.

Como é rico em potássio, vitamina B6 e magnésio, a combinação destes três nutrientes permite que o cálcio seja absorvido facilmente e eliminado ao urinar no lugar de acumular-se em pedras.

Os antioxidantes de formação alcalina dentro do ovo de codorna podem aliviar a gastrite, seja leve ou grave e também previne contra a acidez estomacal e/ou refluxo gastroesofágico ao neutralizar o ácido no sistema digestivo.

Previne a doença crônica

Os antioxidantes são componentes essenciais da saúde humana, que constantemente estão em combate contra os radicais livres que causam câncer e as doenças crônicas. O ovo de codorna possui ótimos níveis de vitamina C e vitamina A, podendo ajudar a neutralizar os radicais livres e proteger a saúde em geral.

Perda de peso rápida

Se você esta buscando perder peso de maneira efetiva e saudável, adicione ovo de codorna em sua dieta. Por quê? Porque esta pequena bomba para queimar gordura tem ingredientes muito similares aos smoothies diet que muitos consomem no café da manhã.

A proteína neste ovo é suficiente para dar toda energia que necessita em um dia, e você só tem que consumi-lo apenas pela manhã para desfrutar de seus benefícios. Se consumir 5 ovos de codorna pela manhã, você não sentira tanta fome no período da tarde.

Aumenta o metabolismo

As variedades de vitamina B que podem ser encontradas no ovo de codorna resultam na atividade metabólica estimulada, incluindo a função hormonal e enzimática. Por assegurar os processos corporais suaves e as funções do órgão.

Luta contra anemia

Muitos médicos realmente recomendam o ovo de codorna para as pessoas que tem pouco ferro. Se for diagnosticado com anemia, você receberá uma lista de alimentos ricos em ferro que deve consumir com mais frequência para aumentar os níveis de ferro em seu corpo, é provável que encontre nesta lista este pequeno ovo.

Como é uma fonte de vitamina A e B12, que equivale à quantidade de ferro que o corpo necessita todos os dias para combater a anemia. De fato, o ovo de codorna contém 7,5 mais ferro do que os ovos normais, por este motivo que os médicos recomendam que substituam os ovos de galinha por ovos de codorna caso sofra com uma deficiência de ferro.
Funciona para aumentar os níveis de hemoglobina dentro do corpo, também eliminam os metais pesados e as toxinas.

Melhora a memória

Segundo pesquisas, o ovo de codorna é capaz de melhorar a memória e atividade cerebral. Além disso, fortalece o sistema nervoso, evitando o estresse e ansiedade.

Cuida da beleza

Consumir ovo de codorna com certa regularidade pode ajudar a melhorar a pele e reforçar a saúde dos cabelos naturalmente, por isso é muito usado em produtos de beleza.

Fornece energia

Da longa lista de minerais e micronutrientes da proteína de quase 6 gramas por porção, faz com que o ovo de codorna seja bom para aumentar a energia e o estado de animo pela manhã. Um café da manhã rico em proteína e nutrientes é recomendado para aqueles que se frequentemente dependem da cafeína ou outros estimulantes para regular seus níveis de energia durante o dia.

Quantas calorias possui o ovo de codorna?

Ovo de Codorna

Um ovo de codorna possui 158 calorias. Veja abaixo sua informação nutricional:

  • – Quantidade: 100 g
  • – Calorias: 158
  • – Gorduras totais: 11 g
  • – Gorduras saturadas: 3,6 g
  • – Gorduras poliinsaturadas: 1,3 g
  • – Gorduras monoinsaturadas: 4,3 g
  • – Colesterol: 844 mg
  • – Sódio: 141 mg
  • – Potássio: 132 mg
  • – Carboidratos: 0,4 g
  • – Fibra alimentar: 0 g
  • – Açúcar: 0,4 g
  • – Proteínas: 13 g

O ovo de codorna engorda?

Não, na realidade nenhum ovo engorda, mas você deve consumi-los sempre na quantidade adequada como já mencionamos acima, o ovo de codorna pode até ajudar a perder peso.

Como cozinhar ovo de codorna?

Cozinhar ovo de codorna

Para cozinhar o ovo de codorna, você precisa ter muito cuidado com o tamanho do ovo porque eles são delicados, é muito fácil que se rompam no processo de cozimento, devido a isso recomendamos que siga este passo a passo:

  • – Coloque os ovos de codorna em uma panela com bastante água fria (os ovos não devem flutuar)
  • – Coloque no fogo, quando começar a ferver adicione um pouco de sal
  • – Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 12 a 15 minutos no máximo
  • – Depois de cozido, coloque-os em um recipiente com água fria e retire em seguida
  • – Deixe esfriar fora da água por alguns minutos
  • – Remova a casca e sirva a seu gosto

Qual o tempo de cozimento do ovo de codorna?

O tempo de cozimento do ovo de codorna para uma clara firme e para facilitar na hora de remover a casca é de 12 a 15 minutos no máximo.

Mais informações

Como já mencionamos um dos malefícios do ovo de codorna é o fato que seu teor de gordura saturada ser alto, então você deve consumi-lo com moderação cerca de 5 ovos por dia. Caso sofra com problemas de colesterol procure consumi-lo no máximo 2 a 3 vezes por semana e não consuma mais que 5 ovos.

OBS: Lembre-se, qualquer modificação em sua dieta deve ser aprovada por um médico.