Conheça os sintomas da sífilis e saiba como tratar essa doença

Conheça os sintomas da sífilis e saiba como tratar essa doença

A sífilis já foi uma grande ameaça para a saúde pública, causando sérios problemas de saúde a longo prazo, como artrite, danos cerebrais e cegueira. Essa doença era de difícil tratamento até o final da década de 1940, quando o antibiótico penicilina foi desenvolvido pela primeira vez.

O que é sífilis

A sífilis é uma infecção sexualmente transmitida causada por um tipo de bactéria conhecida como Treponema pallidum. É uma doença altamente contagiosa disseminada principalmente pela atividade sexual, incluindo sexo oral e anal. Ocasionalmente, a doença pode ser passada para outra pessoa através de beijos prolongados ou contato corporal próximo. Embora esta doença se caracterize por feridas, a grande maioria dessas feridas não são reconhecidas. A pessoa infectada é muitas vezes inconsciente da doença e, sem saber, passa para o seu parceiro sexual.

Sífilis sintomas

O primeiro sinal de sífilis é uma ferida pequena e indolor. Ela pode aparecer em seus órgãos sexuais, reto ou dentro de sua boca. Esta ferida é chamada de cancro. Muitas vezes as pessoas não percebem isso imediatamente.

A sífilis pode ser um desafio para diagnosticar. Você pode ser infectado sem mostrar sintomas durante anos. No entanto, quanto mais cedo você descobrir a infecção, melhor. A sífilis que permanece não tratada por um longo tempo pode causar grandes danos aos órgãos importantes, como o coração e o cérebro.

A sífilis só é disseminada através do contato direto com um cancro sifilíticos. Ela não pode ser transmitida compartilhando uma toalha com outra pessoa, vestindo roupas de outra pessoa, ou usando utensílios de comer de outra pessoa.

Estágios de infecção por sífilis

Os quatro estágios da sífilis são:

– Primário.
– Secundário.
– Latente.
– Terciário.

A sífilis é a mais infecciosa nos dois primeiros estágios. Quando a sífilis está no estágio oculto, ou latente, a doença permanece ativa, mas muitas vezes sem sintomas e não é contagiosa para os outros. A sífilis terciária é a mais destrutiva para a sua saúde.

Sífilis primária

O estágio primário da sífilis ocorre cerca de três a quatro semanas depois que você está infectado com a bactéria. Começa com uma ferida pequena e redonda chamada cancro. Um cancro é indolor, mas é altamente infeccioso. Esta ferida pode aparecer onde quer que a bactéria ingressou em seu corpo, como dentro de sua boca, genitais ou reto.

Em média, a ferida aparece cerca de três semanas após a infecção, mas pode demorar entre 10 e 90 dias para aparecer. A dor permanece no lugar entre duas a seis semanas.

A sífilis é transmitida por contato direto com uma ferida. Isso geralmente ocorre durante a atividade sexual, incluindo sexo oral.

Sífilis secundária

Durante a segunda fase da sífilis, você pode ter erupções cutâneas e uma dor de garganta. A erupção cutânea não vai coçar e geralmente é encontrada em suas palmas e soles, mas pode ocorrer em qualquer lugar do corpo. Algumas pessoas não percebem a erupção antes de desaparecer.

Outros sintomas de sífilis secundária podem incluir:

– Dores de cabeça.
– Glândulas linfáticas inchadas.
– Fadiga.
– Febre.
– Perda de peso.
– Perda de cabelo.
– Articulações doloridas.

Estes sintomas desaparecerão se você receber tratamento ou não. No entanto, sem tratamento, você ainda estará infectado. A sífilis secundária é muitas vezes confundida com outra condição.

Sífilis latente

A terceira fase da sífilis é o estágio latente ou oculto. Os sintomas primários e secundários desaparecem, e você não terá quaisquer sintomas visíveis nesta fase. No entanto, você ainda será infectado com sífilis. Os sintomas secundários podem reaparecer, ou você pode permanecer nesta fase por anos antes de progredir para a sífilis terciária.

Sífilis Terciária

A última fase da infecção é a sífilis terciária. Aproximadamente 15 a 30% das pessoas que não recebem tratamento para sífilis entrará nesta fase. A sífilis terciária pode ocorrer anos ou décadas após a infecção inicial. A sífilis terciária pode ser fatal. Outros resultados potenciais da sífilis terciária incluem:

– Cegueira.
– Surdez.
– Doença mental.
– Perda de memória.
– Destruição de tecido mole e osso.
– Doenças neurológicas, como acidente vascular cerebral ou meningite.
– Doença cardíaca.
– Neurossífilis, que é uma infecção do cérebro ou da medula espinhal.

Diagnóstico

Se você acha que pode ter sífilis, consulte o seu médico o mais rápido possível. O médico irá tomar uma amostra de sangue ou urina para executar testes, e também realizar um exame físico completo. Se uma ferida está presente, o seu médico vai tomar uma amostra da mesma para determinar se a bactéria sífilis está presente.

Se um médico suspeita que você está tendo problemas do sistema nervoso por causa da sífilis terciária, você pode precisar de uma punção lombar. Durante este procedimento, seu líquido espinhal é coletado para que seu médico pode testar para bactérias.

Se você estiver grávida, o médico deve fazer exames para detectar a sífilis e começar o tratamento o mais rápido possível para evitar que o feto seja infectado com sífilis congênita. A sífilis congênita pode causar lesões graves em recém-nascidos e pode até ser fatal.

Sífilis tem cura

A sífilis é um doença que tem cura e pode ser fácil de tratar nos estágios iniciais. Uma única dose de penicilina é extremamente eficaz no tratamento dos estágios iniciais da sífilis, e o antibiótico também é bastante eficaz (em doses maiores) no tratamento das fases posteriores da doença.

Independentemente do tratamento, você vai precisar de análises de sangue de acompanhamento em intervalos regulares, pelo menos, um ano após o tratamento.

Sífilis tratamentos

A sífilis primária e secundária são fáceis de tratar com uma injeção de penicilina. A penicilina é um dos antibióticos mais utilizados e geralmente é eficaz no tratamento da sífilis. As pessoas que são alérgicas à penicilina provavelmente serão tratadas com um antibiótico oral diferente, como doxiciclina, azitromicina ou ceftriaxona.

Se você tem neurosífilis, você receberá doses diárias de penicilina por via intravenosa. Infelizmente, os danos causados ​​pela sífilis tardia não podem ser revertidos. As bactérias podem ser mortas, mas o tratamento provavelmente irá se concentrar em aliviar a dor e desconforto.

Durante o seu tratamento, certifique-se de evitar o contato sexual até que todas as feridas em seu corpo sejam curadas e seu médico lhe diga que é seguro para retomar o sexo. Se você é sexualmente ativo, seu parceiro deve ser tratado também. Vocês não devem continuar a atividade sexual até que ambos os seus tratamentos estejam completos.

Como prevenir a sífilis

A melhor maneira de prevenir a sífilis é praticar sexo seguro. Usar preservativos durante qualquer tipo de contato sexual é uma boa ideia. Além disso, pode ser útil:

– Evitar ter relações sexuais com múltiplos parceiros.
– Usar preservativos durante o sexo oral.
– Evite compartilhar brinquedos sexuais.
– Fazer testes para infecções sexualmente transmissíveis e conversar com seus parceiros sobre seus resultados.

A sífilis também pode ser transmitida através de agulhas compartilhadas.

Sífilis na gravidez

Mães infectadas com sífilis estão em risco de abortos espontâneos ou nascimentos prematuros. Há também o risco de uma mãe infectada passar a doença para o seu feto. Isso é conhecido como sífilis congênita.

A sífilis congênita pode ser fatal. Bebês nascidos com sífilis congênita também podem ter:

– Deformidades.
– Atrasos no desenvolvimento.
– Convulsões.
– Erupções cutâneas.
– Febre.
– Fígado inchado ou baço.
– Anemia.
– Icterícia.
– Feridas infecciosas.

Se um bebê tem sífilis congênita e não é detectado, o bebê pode desenvolver a sífilis em estágio tardio. Isso pode levar a danos ao seus ossos, dentes, olhos, orelhas e cérebro.

Sífilis e HIV

As pessoas com sífilis têm uma chance significativamente maior de contrair o HIV. As feridas causadas pela doença facilitam a entrada do HIV no corpo.

Também é importante notar que aqueles com HIV podem experimentar diferentes sintomas de sífilis do que aqueles que não têm HIV. Se você tem HIV, fale com o seu médico sobre como reconhecer os sintomas da sífilis.

Quando fazer o teste de sífilis

A primeira fase da sífilis pode facilmente passar despercebida, e os sintomas na segunda fase também são sintomas comuns de outras doenças. Não importa se você já teve algum sintoma. Faça o teste se você:

– Tenha tido relações sexuais desprotegidas com alguém que pode ter tido sífilis.
– Está grávida.
– É um profissional do sexo.
– Teve relações sexuais desprotegidas com várias pessoas.
– Tem um parceiro que teve relações sexuais desprotegidas com várias pessoas.

Se o seu teste der positivo, é importante completar seu tratamento completo. Certifique-se de terminar o seu curso completo de antibióticos, mesmo se seus sintomas desaparecem. Você também deve evitar toda atividade sexual até que seu médico lhe diga que é seguro. Um teste para HIV também pode ser indicado.

As pessoas que tiveram resultados positivos para sífilis devem notificar todos os seus parceiros sexuais recentes para que também possam fazer o teste e receber tratamento.

Mais informações

A sífilis é uma doença curável com diagnóstico e tratamento imediatos. No entanto, se o tratamento começar de maneira tardia, pode haver danos permanentes no coração e cérebro, além do risco de morte. Por isso, caso suspeite que possa estar infectado, faça os testes para diagnosticar e tratar essa condição o mais rápido possível.