Remédios caseiros com manjericão

Remédios caseiros com manjericão

O manjericão (Ocimum basilicum) também é conhecido como, alfavaca cheirosa ou basilicão pertence à família da Lamiaceae, mede aproximadamente 60 cm.

O manjericão tem folhas redondas de cor verde, porém algumas variedades contam com um toque de cor vermelho e roxo. É um pouco parecido com a hortelã, o que não é de se estranhar já que pertentem a mesma família de plantas.

É uma planta altamente perfumada cujas folhas são usadas como uma erva de condimento para muitos tipos de diferentes pratos. O manjericão atualmente se converteu em uma das ervas mais reconhecidas, e o pesto (molho italiano), uma mistura de manjericão, pinhões e queijo parmesão é muito popular.

Quais são os tipos de manjericão?

Existem mais de 60 variedades de manjericão, todas as quais diferem algo na aparência e no sabor. É verdade que seu sabor é diferente e penetrante, outras variedades oferecem sabores únicos: manjericão-limão, manjericão anis e manjericão canela todos têm sabores que refletem sutilmente seu nome.

As variedades mais comuns de manjericão são:

  • Manjericão miúdo: possui folhas pequenas e lindas flores brancas, seu sabor é bem suave e saboroso
  • manjericão comum (alfavaca): como já foi mencionado, suas folhas são de espessura fina e seu sabor é um pouco intenso, porém muito saboroso. Ideal para preparar o molho pesto
  • Manjericão Thai Sweet: uma variedade tailandesa, seu sabor e aroma anis torna seu gosto intenso. É muito refrescante, as folhas são mais carnudinhas que o alfavaca
  • Manjericão roxo: Excelente para decorar os pratos, seu sabor é suave assim como seu aroma
  • Manjericão italiano: cheiro forte, as folhas possuem espessuras mais grossas, possui um leve sabor de cravo

Quais são as propriedades do manjericão?

As principais propriedades do manjericão são:

  • – Digestiva
  • – Antioxidante
  • – Sedante
  • – Antiespasmódica
  • – Bacteriana
  • – Antisséptica
  • – Afrodisíaca
  • – Diurética
  • – Analgésica
  • – Cicatrizante
  • – Desinflamatória

Quais são os benefícios do manjericão?

benefícios do manjericão

Como são muitos os benefícios do manjericão para a saúde, abaixo listamos os 15 mais conhecidos:

1- O manjericão como poder curativo

O manjericão tem muitas propriedades medicinais. As folhas são um tônico para os nervos e aguça a memória. Elas promovem a eliminação da matéria catarral e a fleuma dos brônquios. As folhas fortalecem o estômago e induzem a transpiração abundante. A semente da planta é mucilaginosa.

2- Febre e resfriado comum

As folhas de manjericão são próprias para muitas febres. Durante a estação chuvosa, quando a malária e a dengue estão amplamente preeminentes, as folhas macias na forma de um chá, atuam como uma prevenção contra essas doenças. No caso das febres agudas, uma decocção das folhas fervidas com cardamomo em pó em meio litro de água misturadas com açúcar e leite orgânico faz baixar a temperatura.

O suco de folhas de manjericão pode ser utilizado para baixar a febre. O extrato de suas folhas na água doce deve ser administrado a cada 2 a 3 horas. Nas crianças é muito eficaz na redução da temperatura.

3 – Tosse

O manjericão é um componente muito importante para muitos xaropes para a tosse e expectorantes ayurvédicos, ele ajuda a mobilizar o muco na bronquite e na asma. Mastigar as folhas de manjericão o resfriado e a gripe.

4 – Dor de garganta

Adicionar folhas de manjericão em uma xícara de água fervente pode se tornar uma bebida ideal para ajudar a curar a dor de garganta. Esta infusão também pode ser usada para fazer gargarejos.

5 – Transtorno respiratório

As folhas do manjericão também têm benefícios para tratar os transtornos do sistema respiratório. Uma decocção das folhas com mel e gengibre, pode se tornar um remédio eficaz para a bronquite, a asma, a tosse e o resfriado.

Uma decocção das folhas, cravo e sal marinho também dá alivio imediato em caso de gripe. Devem ser fervidos com meio litro de água, não desligue o fogo até que metade da água tenha evaporado feito isso, beba em seguida.

6 – Cálculo renal

O manjericão tem um ótimo efeito nos rins. Em casos de cálculos renais, o suco com suas folhas e mel devem ser tomados regularmente durante 6 meses, isso pode fazer com que os cálculos renais sejam expelidos através do trato urinário.

7 – Doenças cardíacas

O manjericão tem um efeito benéfico para tratar doenças cardíacas e na fraqueza que esses problemas proporcionam. Além disso, reduz os níveis de colesterol no sangue.

8 – Doenças infantis

Problemas pediátricos comuns como o resfriado, a tosse, a febre, a diarreia e o vômito, respondem favoravelmente ao suco das folhas de manjericão. Se as erupções da varicela (catapora) demoram a aparecer, tomar uma infusão com as folhas de manjericão podem acelerar o processo.

9 – Estresse

As folhas de manjericão são consideradas um “adaptógeno” ou agente antiestresse. Estudos recentes demonstraram que as folhas desta planta produzem uma proteção significativa contra o estresse. Inclusive pessoas saudáveis podem mastigar 12 folhas de manjericão duas vezes ao dia para prevenir o estresse.

10 – Infecções bucais

O manjericão é muito eficaz para tratar as úlceras e as infecções bucais. Mastigar umas quatro folhas podem curar estas infecções.

11- Picadas de insetos

Esta planta é um profiláctico ou preventivo e curativo para as picadas de insetos. Tomar uma colher de chá do suco das folhas de manjericão e repetir este procedimento depois de algumas horas pode ser muito eficaz. O suco fresco também deve ser aplicado nas partes afetadas. Uma pasta de raízes frescas também é eficaz em casos de picadas de insetos e sanguessugas.

12 – Doenças de pele

Aplicar no local o suco de manjericão é benéfico no tratamento de micose e outras doenças cutâneas. Também foi comprovado com êxito por alguns naturopatas que o manjericão ajuda no tratamento da leucoderma.

13 – Desordem dentária

Esta planta é muito eficaz para combater as doenças nos dentes. Suas folhas secas ao sol e depois trituradas e transformadas em pó podem ser utilizadas para escovar os dentes. Também pode ser misturada com azeite de oliva para fazer uma pasta e ser utilizada como uma pasta de dente. Isso ajuda a manter uma boa saúde dental, combatendo o mau hálito e para massagear as gengivas. O manjericão também pode ser útil na periodontite e transtornos de outros dentes.

14 – Dor de cabeça

É um bom remédio para a dor de cabeça. Uma decocção das folhas de manjericão pode ser usada para esse transtorno. As folhas amassadas misturadas com polpa de sândalo também podem ser aplicadas na testa para conseguir o alivio do calor, dor de cabeça e para proporcionar frescor no geral.

15 – Distúrbios oculares

O suco de manjericão é um remédio muito útil para a dor nos olhos e para a cegueira noturna, que é geralmente causada pela deficiência de vitaminas.

Como plantar o manjericão

O lado bom de plantar esta erva é que não preciso ter muito espaço para conseguir alguns raminhos. O manjericão cresce abundantemente em vasos ou no chão (caso tenha uma horta).

A temporada de crescimento é durante o verão. O motivo é que ele se desenvolve em lugares com muito sol e climas quentes, já que não é resistente ao frio. Se pretende cultivar o manjericão, deve plantar as sementes diretamente na terra fertilizada naturalmente.

Um dos segredos para que possa manter seu pé de manjericão saudável é sempre mantê-lo podado e cortar as flores para prevenir que deixem de crescer. Quando colher o manjericão retire as folhas quando estiverem maduras, durante toda temporada.

10 Remédios caseiros com manjericão

remédios caseiros com manjericão

De acordo com a tradição do Ayurveda, o manjericão é uma das melhores ervas para preparar o coração e a mente para as práticas espirituais, aliviar gripes e resfriados, tratar várias infecções cutâneas e reduzir a febre. Veja como você pode usar o manjericão para cuidar de sua saúde.

1- Combate a dor de cabeça

A dor de cabeça pode tornar seu dia um pesadelo, mas antes de recorrer à farmácia em busca de algum tipo de analgésico, que tal experimentar um chá de manjericão bem quente ou inalar óleo essencial de manjericão, seja dissolvido em meio litro de água fervente ou colocar 4 gotas em um lenço e inalar o aroma.

2 – Adeus aos parasitas intestinais

Beber em jejum um chá de manjericão fresco todos os dias poderia te ajudar a expulsar os parasitas intestinais. Lembre-se que um bom chá é aquele preparado esquentando a água até que chegue ao ponto de ebulição (não deixe que siga fervendo), adicione as folhas e tampe para que não evapore os óleos essenciais nem os princípios ativos do manjericão, deixe descansar de 10 a 15 minutos antes de bebê-lo.

3 – Para a acidez ou indigestão

Para controlar a acidez, o refluxo ácido e a má digestão sem ter que utilizar medicamentos, o manjericão pode ser uma excelente opção natural. Simplesmente prepare um chá e beba depois de comer. O chá deve ser tomado morno.

4 – Aliado contra a acne

As folhas de manjericão são uma boa opção para combater as incomodas acnes. Para preparar este remédio é preciso primeiro fazer um chá com um punhado de folhas frescas. Depois de cozinha-las no fogo baixo, deixe esfriar, molhe uma toalha e coloque-a sobre o rosto por 15 minutos. Você também pode amassar as folhas assim que o chá estiver pronto e coloca-las com uma mascara sobre as áreas afetadas.

5 – Evita a queda de cabelo

Se você sofre com queda constante de cabelo experimente aplicar o chá de manjericão sobre os cabelos depois de lava-los como de costume. A preparação deve estar na temperatura ambiente e você deve massagear seu couro cabeludo de forma circular, não enxague.

6 – Para afugentar mosquitos e moscas

Colocar nas paredes e no teto raminhos de manjericão. Também pode ser útil ter um vasinho com a planta e coloca-lo na janela para que estes insetos não entrem. O manjericão atua como um repelente natural. Igualmente, esta planta ajuda a desinflamar as picadas. Para preparar o repelente é preciso amassar as folhas de manjericão e fazer um cataplasma que deve ser colocado sobre as picadas.

7 – Para dores menstruais

Coloque em um copo de água fervente uma colher de sopa de folhas de manjericão. Tampe e deixe esfriar, tome goles, um copo bem quente deste chá assim que começar a sentir os primeiros sintomas.

8 – Para a síndrome pré-menstrual

Incluir o manjericão nas refeições todos os dias, uma semana antes de começar a menstruar, pode ser de muita ajuda, uma vez que esta planta é considerada um remédio calmante natural.

9 – Para ataques de pânico

Coloque 1 colher de sopa de folhas de manjericão fresca em um copo e coloque bastante água fervente sobre elas. Também e deixe esfriar por uns 5 minutos. Em seguida adicione um pouco de mel puro. Tome este chá lentamente. Beba duas vezes ao dia para amenizar os ataques de pânico.

10 – Para acalmar as fortes dores de ouvido

Moer as folhas frescas e extrair seu suco e colocar sobre um algodão e colocar na entrada do ouvido afetado. Lembre-se de não forçar o algodão para dentro do ouvido, coloque-o suavemente.

Precauções sobre o óleo de manjericão

O uso interno do óleo de manjericão não é recomendado para pacientes com gastrites, úlceras gastroduodenais, síndrome do intestino irritável, colite ulcerosa e doença de Crohn.

O óleo essencial de manjericão pode irritar as peles sensíveis. Evite-o em caso de problemas hepáticos. Se o utilizar em excesso, sua qualidade estimulante pode ter um efeito narcótico. Não utilize durante a gravidez, nem em crianças menores de 16 anos.

Receitas com manjericão

Salada de macarrão e manjericão

salada de macarrão e manjericão

Ingredientes

  • – 1 xícara de macarrão
  • – 2 xícaras de brotos de alfafa
  • – 1 tomate
  • – 1/2 xícara de champignons
  • – Manjericão fresco a gosto
  • – 3 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
  • – 1 colher de sopa de alho picado
  • – 2 colheres de sopa de orégano em pó
  • – Sal a gosto

Modo de preparo

Esquente em uma panela 3 copos de água com uma pitada de sal, 1/2 colher de sopa de azeite de oliva e 1/2 de orégano. Despeje o macarrão quando a água estiver fervendo e deixe cozinhar de 10 a 15 minutos.

Corte o tomate e os champignons em rodelas finas. Quando o macarrão estiver ao dente, escorra e misture com azeite de oliva, alho, orégano, sal a gosto e a alfafa. Sirva o macarrão e coloque sobre ele as rodelas de tomate e champignons. Adicione o manjericão a gosto.

Pesto de manjericão

pesto de manjericão

Ingredientes

  • – 4 dente de alho
  • – 1 maço de manjericão fresco
  • – 2 colheres de pinhões
  • – 1 pitada de sal
  • – Queijo parmesão a gosto
  • – 1 copo de azeite de oliva extra virgem

Modo de preparo

Com ajuda de um pilão, amasse até virar um tempero o alho, o manjericão, os pinhões, o sal e o azeito de oliva extra virgem. Feito isso adicione o queijo parmesão a gosto.

Conclusão

O manjericão é uma planta aromática maravilhosa, ideal para adicionar nas refeições diárias e em remédios caseiros para ajudar a tratar várias doenças. Não possui contraindicação quando usado da maneira correta. Caso tenha algum tipo de reação a esta planta procure ajuda médica o mais rápido possível.